Pneumologia | Clinica BIOMED

Pneumologia Infantil

O pneumologista é o médico responsável por cuidar e tratar dos pulmões. Ou seja, realiza o diagnóstico e tratamento das chamadas doenças pulmonares, como a pneumonia e o câncer de pulmão. Além disso, este médico acompanha quadros médicos de seus pacientes, auxiliando na prevenção dessas doenças.

É importante realizar consultas regulares com este médico para detectar a causa de diversos desconfortos e encontrar doenças em seu início. Por isso, é importante separar um tempo para consultar o pneumologista. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.

Quando procurar o pneumologista

A consulta preventiva ao pneumologista é muito importante para evitar uma série de doenças e condições nos pulmões. Assim, todos devem realizar um check up de forma regular. Além disso, pessoas que possuem doenças pulmonares crônicas, como a asma, devem estar em dia com a consulta, já que precisam de tratamento continuado. Além das visitas regulares, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma imediata. Por exemplo:

• Falta de ar;

• Tosse constante;

• Cansaço sem esforço;

• Infecções respiratórias frequentes;

• Dor ou chiado no peito;

• Rouquidão;

• Presença de sangue ao tossir;

É muito importante nunca ignorar um sintoma. Assim, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

Principais doenças

De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), as doenças pulmonares matam milhões de pessoas por ano no Brasil. Por isso é tão importante conhecer e entender as doenças pulmonares mais comuns. Dentre as principais:

Pneumonia - É uma infecção provocada por vírus ou bactérias que atinge os pulmões. Os sintomas incluem: tosse com catarro ou pus, febre e dificuldade respiratória. Esta doença pode ser fatal para muitos pacientes, por isso deve-se procurar o médico a qualquer sinal do corpo. Saiba mais sobre os riscos dessa doença.

Câncer de pulmão - Ocorre a partir de um tumor maligno que se instala no pulmão e é comum em pessoas que fumam. Esta doença mata muitas pessoas por ano. Assim, deve-se estar atento aos sintomas: tosse com sangue, dor no peito, sibilo e perda de peso.

Tuberculose - É uma doença causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Muitas vezes as pessoas infectadas não apresentam sintomas. No entanto, algumas manifestações podem ser: tosse com sangue, suor noturno e febre.

Embolia - Ocorre quando uma das artérias do pulmão fica bloqueada por um coágulo sanguíneo. Assim, alguns sintomas pode ser: falta de ar, dor no peito e tosse.

Coqueluche - É uma doença contagiosa muito comum em crianças e adolescentes. Por isso, é necessário estar atento aos sintomas em pessoas desta idade: coriza, congestão nasal e espirros. Apesar de ser contagiosa, possui vacina bastante eficaz.

Pleurisia - É uma inflamação dos tecidos que revestem os pulmões. Assim, pode ser provocada por uma gripe ou até mesmo alguns remédios.

Transtornos respiratórios - Neste grupo estão: asma, bronquite, sinusite, rinite, entre outras. Essas doenças devem ser acompanhadas pelo pneumologista, que pode indicar tratamentos ou apenas observação. Saiba mais sobre a asma.