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Pilates

pilates é um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo.

Benefícios do Pilates

O pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentando de mobilidade, flexibilidade força e tônus muscular.

Para tanto, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos.

Com isso, ele traz alguns benefícios como:

Melhora da postura

 

A consciência corporal obtida com o pilates e o foco nos músculos do centro do corpo (conhecidos como core) fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o exercício pode reduzir dores nas costas.

 

Mais prazer na relação sexual

 

O pilates trabalha bastante a musculatura do assoalho pélvico, tendo como benefício indireto a possibilidade de ter mais prazer durante o sexo, principalmente no caso das mulheres.

O pilates trabalha bastante a musculatura do assoalho pélvico, tendo como benefício indireto a possibilidade de ter mais prazer durante o sexo, principalmente no caso das mulheres.

Aumento do tônus muscular

 

Os exercícios do pilates trabalham com a contração e força dos músculos, além de sua flexibilidade. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, possibilitando a troca de massa gorda por muscular e um melhor contorno corporal, com redução de medidas.

 

Maior mobilidade articular

 

Como os exercícios trabalham o corpo de forma global, as articulações também são estimuladas, o que torna o corpo mais móvel e facilita os movimentos do dia a dia.

 

Alívio de tensões

Por focar na respiração e na concentração na hora de executar um movimento, o pilates pode ajudar na redução do estresse. Esse benefício é incrementado pelo ambiente em que o exercício é realizado: normalmente salas tranquilas e com som ambiente agradável e calmo.

 

Evolução da marcha e corrida

 

Como movimentos globais são estimulados durante o pilates, isso faz com que movimentos comuns, como a caminhada, se tornem mais simples e melhor executados.

 

Foco na respiração

 

No pilates a respiração adequada é indicada para facilitar a execução dos movimentos, o que traz mais consciência sobre como respiramos também no dia a dia, reduzindo o cansaço.

Além disso, por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.

 

Incremento da flexibilidade

 

Os exercícios voltados para este benefício são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/fitness/tudo-sobre/31653-pilates

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Responsável técnico: Dr. Reinaldo Augusto Zago - Médico - CRM - SP - 38984 - RQE - 69380