Mastologia | Clinica BIOMED

Mastologia

Especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças da mama.

Quando ir ao mastologista?

O mastologista é o médico especializado nas doenças da mama, benignas ou malignas. Ele participa dos processos de estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento, operação e reabilitação da paciente. É uma área que está evoluindo devido ao avanço tecnológico, que possibilita a descoberta de novas formas de tratamento e exames e um maior conhecimento sobre as doenças. A doença geralmente tratada pelos mastologistas é o câncer de mama, que anualmente atinge milhões de mulheres pelo mundo.

As mulheres que não apresentam sintomas de dores ou nódulos na mama devem a partir dos 35 anos de idade buscar um  mastologista e realizar uma consulta. As que apresentam qualquer sintoma e/ou fazem parte do grupo de risco (mulheres que possuem casos de câncer de mama na família, idade acima dos 40 anos, menstruação precoce ou tardia, dentre outros fatores) devem procurar um mastologista o quanto antes.

É recomendado para todas as mulheres acima dos 35 anos, realizar o exame preventivo da mamografia, que é indicado pelo próprio mastologista. Depois dos 40 o exame deve ser feito anualmente. A Clínica da Mama, fundada em 1997, é o primeiro e maior centro brasileiro especializado em saúde mamária e atualmente conta com aproximadamente vinte mastologistas em seu quadro de médicos.

Fonte: http://www.clinicadamama.com.br/quando-devo-ir-ao-mastologista/