Fisioterapia

A fisioterapia é a ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano, que podem ser causadas por doenças, acidentes, malformações genéticas ou vícios de posturas.

Pra que serve a fisioterapia?

A fisioterapia pode atuar no desenvolvimento de ações preventivas, mesmo antes que as situações ou doenças produzam sinais e sintomas, como, por exemplo, corrigindo posturas anômalas, indicando a maneira mais correta de desenvolver determinada atividade física ou prevenindo sequelas de doenças.

Nos indivíduos que já possuem alguma lesão, ela pode atuar promovendo a sua recuperação ou atenuação, diminuindo os prejuízos funcionais e os sintomas decorrentes. Nos processos de reabilitação, o fisioterapeuta tem por objetivo restaurar as funções comprometidas depois de uma doença ou acidente. Nas pessoas com sequelas irreversíveis ele conduzirá um treinamento dos pacientes de modo a adaptá-los à sua nova situação e ao uso de órteses e/ou próteses, quando for o caso, visando dar-lhes o maior grau possível de autonomia.

Em geral o fisioterapeuta fará parte de uma equipe multiprofissional de saúde, juntamente com médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, etc, na qual cada um desenvolverá um trabalho autônomo, mas integrado. No desempenho das suas funções, o fisioterapeuta parte do seu diagnóstico e se vale de vários procedimentos, escolhidos conforme o caso, entre eles a massoterapia (mobilização, manipulação e trações de segmentos articulares, músculos, nervos e fáscias), cinesioterapia (terapia pelo movimento), eletroterapia (uso terapêutico de correntes elétricas com fins terapêuticos), termoterapia (uso terapêutico do calor ou do frio), mecanoterapia (uso terapêutico de aparelhos mecânicos), hidroterapia (uma cinesioterapia realizada em ambiente aquático), entre outros. Tudo isso é feito visando a reinserção social do paciente e a melhoria da sua qualidade de vida.

Fonte: