Endocrinologia | Clinica BIOMED

Endocrinologia

O endocrinologista trata todas as doenças relacionadas ao metabolismo e ao funcionamento das glândulas, ou seja, aos problemas hormonais: problemas de crescimento, diabetes, obesidade, osteoporose, dificuldades para engravidar, doenças relacionadas à menstruação, como Síndrome do Ovário Policístico, falta de menstruação (amenorreia), hirsutismo (crescimento em mulheres de pelos em áreas onde comumente apenas os homens tem pelos), tireoide, andropausa, alterações nos níveis de colesterol e triglicérides, dentre outras.

Os sintomas das doenças mais comuns em endocrinologia são:

•  Obesidade

•  Tireoide

• Crescimento

• Acne e excesso de pelos em mulheres

Sempre que houver algum problema relacionado ao metabolismo do seu corpo, ganho ou perda de peso rápidos e sem causa aparente, problemas de crescimento ou quando houver diagnóstico de doenças como diabetes e alterações nos níveis de colesterol ou triglicérides.

Pessoas que desejam perder peso têm no endocrinologista um aliado importante, uma vez que ele é o profissional que verificará, por meio de exames clínicos e laboratoriais, se todas as glândulas estão funcionando de maneira saudável e se o ganho de peso não está sendo influenciado por alguma alteração hormonal.

Enquanto o nutricionista irá garantir que o paciente siga uma dieta que forneça os nutrientes adequados para o seu estado clínico, idade, sexo, dentre outras condições, o endocrinologista pode diagnosticar e prescrever um tratamento que o leve a ter um metabolismo equilibrado.

O endocrinologista pode, inclusive, prescrever medicamentos como reguladores de apetite e fazer o acompanhamento e a orientação para o uso correto deste tipo de medicamento.

Crianças com crescimento deficiente ou excessivo e adultos com alterações repentinas no crescimento de pelos, por exemplo, também podem procurar o endocrinologista para investigação das causas de seus sintomas.

Quando devo procurar um endocrinologista?