Clínica Médica

Clínica médica é uma especialidade que combina conhecimentos gerais sobre o corpo humano, priorizando a atuação na atenção primária. Basicamente, ela reúne um pouco dos saberes de quase todas as demais especialidades, excluindo apenas as de atuação cirúrgica.

Em vez de aprofundar informações sobre determinado sistema ou conjunto de órgãos, a clínica médica se destaca pela perspectiva integral do organismo. Essa visão permite o diagnóstico com agilidade de doenças com sintomas difusos, que afetam diversos tecidos e funções.

Daí a razão para muitos médicos socorristas, que atendem urgências e emergências, terem essa formação. A abordagem ampla também permite que o profissional se dedique à chamada medicina interna, que se ocupa em prestar assistência aos pacientes internados.

Nesse cenário, é natural que o especialista em clínica médica faça parte de uma equipe multidisciplinar, monitorando a condição clínica do doente para ajustar o tratamento.

Outro campo de atuação relevante é em medicina da família, pois os conhecimentos da clínica médica favorecem o acompanhamento do indivíduo em diferentes fases da vida. Por fim, mas não menos importante, temos os especialistas que se concentram no atendimento em ambulatórios e consultórios.

Eles são capazes de identificar as principais doenças que acometem as pessoas, recomendar as melhores terapias e fazer orientações preventivas.

Como essa especialidade tem uma visão integral do paciente, acaba recebendo pessoas com todos os tipos de patologias. No entanto, o tratamento se limita aos casos de baixa complexidade, deixando os complexos para colegas de outras especialidades.

Veja, a seguir, um apanhado com as doenças mais comuns tratadas pelo médico clínico: Pneumonia, Asma, Tuberculose, Hipertensão, Infecções e inflamações, Apneia obstrutiva do sono, Diabetes, Pé diabético, Hipoglicemia, Refluxo gastroesofágico, Diarreia, Úlcera péptica, Anemia, Osteoporose, Obesidade, Desnutrição, Osteoporose, Alergias,, Doenças infecciosas, Doenças sexualmente transmissíveis (DST), Incontinência urinária, etc..