Implante Hormonal Absorvível

São muitos os benefícios da reposição hormonal para o tratamento das deficiências. Porém, assim como toda medicação receitada, o hormônio também deve sempre ser prescrito com cuidado. 

O implante hormonal absorvível  é um pequeno bastonete (0,5cm) que não precisa ser retirado, o organismo absorve. É aplicado sob a pele, na região lombar baixa. Os efeitos duram entre seis meses e um ano. O implante hormonal pode conter: testosterona, estradiol, progesterona, gestrinona, dentre outros.

Os implantes vão liberando o hormônio no organismo, de forma constante mantendo níveis terapêuticos.

  

Implante hormonal e "chip da beleza"

Muito se fala sobre o chip da Beleza, e muitos atribuem o uso de implantes como uma “poção mágica” que pode mudar completamente a conformação corporal. Mas temos que tomar muito cuidado com esse apelo da mídia.

A gestrinona é o hormônio que tem essa fama, e originalmente foi usado para tratamento da endometriose. Algumas pacientes que faziam uso desse hormônio tiveram como efeito secundário, uma mudança da composição corporal quando associado a atividade física e dieta equilibrada.

Porém, como todo medicamento, pode apresentar efeitos adversos a depender da resposta individual e dose dependente. Alguns deles pode ser queda de cabelo, acne, aumento de pelos, mas são bastante raros, pois a escolha do hormônio é de forma individual de acordo com a característica de cada pessoa.

Quais os benefícios do implante hormonal? 

Em relação à contracepção, possui melhores resultados a longo prazo que as outras vias de administração pela maior adesão. A liberação ocorre diariamente e gradualmente.

Implante absorvível, em forma de pellets, e que é totalmente absorvíveis pelo organismo, não precisa ser removido. A vantagem principal é a adesão ao tratamento, pois não é necessário usar diariamente um medicamento via oral ou transdérmico (gel ou creme).

Quando feitos com indicação médica, os benefícios esperados são:

• Tratamento para doenças ginecológicas como endometriose, adenomiose, miomas, TPM, reposição hormonal da menopausa ou até como método contraceptivo

• Para homens é feita a aplicação de testosterona, reduzindo os sintomas da Andropausa;

• Prolongamento da qualidade de vida das pessoas;

• Melhora da memória;

• Fortalecimento do sistema imunológico;

• Melhora da libido;

• Diminuição dos níveis de cortisol (o hormônio do estresse).