Cerume - Remoção

A cera do ouvido, ou cerume, é uma mistura de queratina (componente da pele) e alguns tipos de gordura produzida por glândulas que ficam no conduto auditivo. É muito comum pacientes procurarem o otorrinolaringologista para retirada de cerume do ouvido.

O que todos devem saber é que, somente devemos fazer a retirada, quando houver cerume em excesso. Ou seja, quando o cerume está, de alguma forma, atrapalhando o equilíbrio do ouvido externo. O uso de cotonete, portanto, não é bom, pois tira toda a proteção do ouvido ao retirar o cerume.

Mas quando em excesso, o cerume pode atrapalhar a audição e também propiciar o surgimento de otites externas devido à retenção de umidade. A retirada deve sempre ser feita por um médico, para não haver traumas e lesões ao ouvido. Ela pode ser feita através de lavagem, aspiração, ou pinças. Todas são excelentes formas de fazer esse procedimento, cabe ao médico decidir qual a melhor para cada situação.

Por que a cera fica impactada no ouvido?

Uma das causas mais comuns de entupimento do canal auditivo por cera é o uso de cotonetes ou outros objetos com intuito de limpar o ouvido. O cotonete é muito grande e acaba que empurra a cera muito mais do que consegue remover. O seu uso frequente pode criar um grande rolha no fundo do canal auditivo, fazendo com que o processo de natural de limpeza do ouvido seja incapaz de empurrar todo o cerume impactado.

 

O processo normal de envelhecimento também pode ser um fator de risco. Pessoas mais velhas produzem um cerume mais duro e menos lubrificado, que, junto com alterações e agressões à pele que recobre o ouvido, provocam uma redução na capacidade de expulsar a cera.

 

Pessoas com alterações na anatomia do ouvido, seja de nascença, por infecções frequentes de ouvido ou causada por traumas, podem ter um canal auditivo mais apertado, o que favorece a impactação do cerúmen.

 

Em alguns casos, porém, não conseguimos encontrar nenhum motivo claro para a ocorrência do entupimento do ouvido por cera. Algumas pessoas simplesmente produzem mais cerume do que o ouvido é capaz de eliminar, estando sob risco permanente de criar rolhas de cerúmen.

Quais os sintomas do ouvido entupido de cera?

A cera não é uma doença ou problema de saúde, por isso, a sua simples existência não costuma causar nenhum sintoma. O problema da cera do ouvido surge quando a mesma fica impactada e causa obstrução do canal auditivo. Neste caso os seguintes sintomas podem estar presentes:

 

- Diminuição da audição;
- Sensação de ouvido entupido;
- Coceira no ouvido;
- Dor de ouvido;
- Tosse;
- Zumbido;
- Tonturas