Acupuntura

A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais e, até, de algumas doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite.

As técnicas de acupuntura baseiam-se na ideia de que o corpo é composto de energia, acumulada em várias regiões, que são chamados de meridianos. Se o fluxo de energia nestes meridianos estiver desequilibrado provoca inflamação no corpo, causando sintomas como dor, cansaço e fraqueza.

Por isso, o objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, este tipo de tratamento deve ser realizado por profissionais capacitados e sob orientação de um médico.

A acupuntura utiliza várias técnicas que podem ser usadas para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como:

• Problemas na boca: dor após extração de dente, gengivite ou faringite;

• Doenças respiratórias: sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;

• Doenças oftalmológicas: conjuntivite e catarata;

• Problemas neurológicos: dor de cabeça ou enxaqueca;

• Problemas gastrointestinais: excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal e prisão de ventre;

• Problemas ortopédicos: dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;

• Distúrbios de sono: insônia e agitação.

Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada como tratamento complementar de alergias, como rinite e asma, náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia e distúrbios emocionais como ansiedade, estresse e depressão, por exemplo.

Em muitos casos, a acupuntura também é utilizada como tratamento auxiliar para deixar de fumar, especialmente a auriculoterapia, já que ajuda a a combater a ansiedade e a lidar com os sintomas da abstinência do cigarro.

Existem diversas técnicas que definem os tipos de acupuntura e que são indicadas por um acupunturista em parceria com um médico, dependendo da doença ou problema de saúde de uma pessoa. Os tipos mais populares de acupuntura podem ser:

1. Acupuntura auricular

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. Esta técnica consiste na aplicação de diferentes tipos de agulhas finas, ou sementes de mostarda, em pontos específicos das orelhas.

Os benefícios deste tipo de acupuntura é comprovada cientificamente e é muito recomendada para tratamento de dor nas costas, pois já nas primeiras sessões é possível verificar a redução da intensidade da dor.

2. Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é usada para aliviar dores crônicas causadas por problemas na coluna e fibromialgia, por exemplo, e ajuda a melhorar o sono através da liberação, pelo cérebro, de substâncias ligadas ao bem-estar. Neste tipo de acupuntura é usado um aparelho que tem agulhas finas acopladas em eletrodos que emitem pequenos impulsos elétricos pelo corpo.

Além de melhorar a dor, a eletroacupuntura promove o relaxamento, reduzindo o estresse e a ansiedade, sendo que pode ser realizado por profissionais da área de fisioterapia e acupunturistas treinados, por isso é importante buscar locais certificados para realização deste tipo de tratamento.

A acupuntura convencional envolve o uso de agulhas bem finas, descartáveis e com comprimentos e larguras variadas, para aplicação em diferentes pontos da pele, com base nos sintomas, doenças e problemas de saúde apresentados por uma pessoa.

As sessões de acupuntura são feitas por um acupunturista, que pode ser um médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional e não necessita de anestesia, porque as agulhas são extremamente finas e a aplicação é feita com técnicas precisas.

Geralmente, a pessoa fica deitada em uma maca de 20 a 40 minutos dependendo do tipo de acupuntura e da indicação do tratamento e ao final das aplicações, o local aonde foram introduzidas as agulhas não fica dolorido.