Pediatria

pediatria é a especialidade médica que tem a responsabilidade de cuidar da saúde das crianças e adolescentes. A atuação desse especialista consiste em realizar estudos, diagnósticos e tratamentos das doenças que atingem o perfil de paciente que o mesmo atende.

A consulta com pediatra pode ocorrer por diversos motivos, já que ele está apto a diagnosticar e tratar diversas doenças que atingem essa faixa etária. Ir ao pediatra serve não só para cuidar das enfermidades, como também para prevenir que elas aconteçam, além de acompanhar a criança em todos os momentos do crescimento.

É necessário procurar o atendimento desse médico periodicamente, seguindo a recomendação desse profissional, para que ele faça o acompanhamento da saúde do bebê, da criança e do adolescente. Ele pode ser procurado quando existem sinais de alguma doença, em casos de emergências, ou para esclarecer as dúvidas dos pais, principalmente em casos de recém-nascidos.

Algumas mães optam marcar uma primeira consulta com o pediatra durante o pré natal para conhecer o médico que vai acompanhar o recém-nascido durante muitos anos. Após o nascimento, o atendimento deve ocorrer para que exista um acompanhamento do desenvolvimento bebê, como no ganho de peso, crescimento, se a amamentação está correta, teste do pezinho e de audição, etc.

O médico também deve ser procurado em casos de emergência ou sinais de doenças, como: resfriados, dores, mal-estar, catapora, dificuldade na respiração, cólicas, anemia, alergias, asma, baixo ou alto ganho de peso, diarreia, infecção urinária, entre outras.